Alex 42 anos: em 2010, pés do ídolo do Fenerbahçe viram molde para prótese de torcedor turco

No aniversário de Alex, ídolo de Cruzeiro, Palmeiras, Coritiba e Fenerbahçe, relembre essa história de amor ao futebol, superação e idolatria

A idolatria que o ex-meia Alex tem entre os torcedores do Fenerbahçe é conhecidamente grande. O eterno camisa 10 tem até estátua na frente do estádio do clube turco. E a história que o Torcedores relembra em homenagem aos 42 anos do craque é diferente de tudo que já foi visto.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Em 2004, o turco Mural Dural sofreu um acidente e teve que amputar os dois pés. Em 2010, 6 anos após o fato, o torcedor do Fenerbahçe resolveu fazer próteses para utilizar nos pés. E como bom fanático pelo clube, queria ter os pés de Alex para si.

“Quando fiquei sabendo da possibilidade de fazer novas próteses, a primeira pessoa em que pensei foi o nosso capitão, Alexandro de Souza “, contou Mural Dural, na época, ao site oficial do Coritiba, onde Alex foi formado.



Em entrevista ao site Futebol na Veia em 2017, Alex falou sobre o caso curioso.

“Essa é uma das histórias que mais me emocionam. O Mural [Dural, torcedor que recebeu as próteses] era um soldado que estava na divisa entre a Turquia e o Irã. Certo dia ele desrespeitou uma ordem de um superior. Acabou indo para o lado errado, explodiu umas minas e perdeu os dois pés. Ele ficou durante anos tentando alguma prótese interessante para poder caminhar sem as muletas e não conseguia. Até que uma universidade americana, em um teste, apresentou uma tecnologia nova que poderia fazer algo de diferente. A única coisa que ele precisaria era da disponibilidade de alguém para que fizesse os testes, pois ele teria que escolher os pés de uma pessoa para servir de molde. Ele acabou escolhendo os meus pés, mas deu um azar danado porque o meu pé é horrível (risos)”, contou Alex.



Procedimento de molde e o resultado

“A partir disso, a universidade acertou com o Fenerbahce. Pegamos um dia de concentração, sentamos ali entre cinco e seis horas e eu fiquei com os pés em um produto que parecia uma gelatina, com alguns eletrodos no corpo para que ficassem posicionados da maneira que eles tinham planejado nos estudos no computador. As próteses ficaram boas e hoje ele tem a vida dele normal, anda de bicicleta, dá uma “petecada” na bola, caminha sem as muletas. Então, olhar para trás e ver que aquelas seis horas valeram a pena para que ele pudesse ter uma vida melhor, uma qualidade de vida melhor do que ele tinha antes, realmente me emociona bastante.”, disse o ex-jogador ao Futebol na Veia.

LEIA MAIS

Alex Câmera 10: Os últimos passos da carreira do ídolo do Coritiba e Fenerbahçe

Vissel Kobe, time de Iniesta e Villa, está na briga contra o rebaixamento no Japão

Assembleia alagoana aprova mudança de nome de estádio para Rainha Marta

Alex 42 anos: em 2010, pés do ídolo do Fenerbahçe viram molde para prótese de torcedor turco – Torcedores.com.

Fonte: esporte.ig.com.br / torcedores.com
Author: Cleverton Silva

Powered by WPeMatico