CBF detalha tabela básica da Copa Verde e competição iniciará em janeiro


Por João Marcelo

Após muita expectativa, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a realização da Copa Verde de 2020. Porém, a temporada do torneio regional iniciará e terminará no ano que vem, em 2021. Com duas datas a menos, a competição terá um tempo muito menor que a da última edição. Em 2019, foram 119 dias desde o seu início até a grande final, que decretou o Cuiabá-MT campeão e lhe garantiu uma vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil deste ano.

Em ofício enviado para as Federações Estaduais nesta quinta-feira (19/11), o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, anexou três documentos: Regulamento Específico da Competição (REC), Plano Geral de Ação (PGA) e a Tabela Básica da Competição. Após a confirmação dos clubes, a entidade publicará a Tabela Detalhada e o REC atualizado da competição. O torneio regional será composto por 24 clubes das seguintes federações: Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A atual edição terá um formato diferente. Serão cinco fases disputadas em oito datas – duas a menos que em 2019 – com início em 20 de janeiro de 2021 e término em 24 de fevereiro de 2021. A primeira fase será em jogo único com os 16 clubes de pior posicionamento no Ranking Nacional dos Clubes (RNC) de 2020 e divididos em dois blocos: I e II. O Bloco I compreenderá as oito melhores equipes ranqueadas e no Bloco II, as oito restantes.

Na segunda fase, que serão as oitavas de final, as oito classificadas na primeira fase se juntam as outras oito equipes com melhor posicionamento das 24 iniciais e se enfrentam em partida única. Os clubes classificados irão para as quartas de final, disputadas em partidas de ida e volta. As semifinais e finais também serão em dois jogos. Em caso de empate nas fases, a decisão da vaga ocorrerá em disputas de pênaltis. O gol fora de casa não valerá como desempate.

Participantes da Copa Verde 2020/2021

A CBF definiu três critérios para as equipes selecionadas para o torneio. O primeiro serão os campeões estaduais de 2019 nas 12 (doze) federações estaduais participantes da Copa Verde: Federações do Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O segundo critério é ter obtido uma das 06 (seis) vagas oriundas do RNC – Ranking Nacional de Clubes de 2020 independente do posicionamento da federação a qual o clube pertença, no RNF – Ranking Nacional das Federações de 2020 – excluídos os campeões estaduais.

E por fim, o critério 3: Ter obtido uma vaga destinada às 06 (seis) federações melhores ranqueadas no RNF – Ranking Nacional das Federações de 2020, que tenham até duas vagas asseguradas na COPA, após observados os critérios 1 e 2.

Gama e Brasiliense, campeão e vice-campeão do Distrito Federal respectivamente, serão os representante da capital federal na competição. As duas equipes estão disputando a Série D e o alviverde candango lidera o Grupo A6, seguido pelo seu rival, o Brasiliense. As duas equipes se enfrentarão neste sábado (21/11) às 16h, no estádio Serejão, pela 13ª rodada, a penúltima da fase de classificação.

Campeão não entrará nas oitavas da Copa do Brasil

Anteriormente, o campeão da Copa Verde assegurava vaga direta para as oitavas de final da Copa do Brasil. Neste ano, o Cuiabá-MT – eliminado pelo Grêmio na última quarta-feira (18/11) – foi o representante do torneio regional. Na nova publicação da CBF, o detentor do título do torneio regional ganhará vaga para a terceira fase – com datas para 28 de abril de 2021 e 5 de maio de 2021 – da Copa do Brasil, assim como as equipes oriundas da Copa Libertadores da América.

Datas da Copa Verde*

20 de janeiro de 2021 – primeira fase
24 de janeiro de 2021 – oitavas de final
31 de janeiro de 2021 – quartas de final (ida)
7 de fevereiro de 2021 – quartas de final (volta)
13 de fevereiro de 2021 – semifinais (ida)
17 de fevereiro de 2021 – semifinais (volta)
21 de fevereiro de 2021 – final (ida)
24 de fevereiro de 2021 – final (volta)

*As datas das partidas ainda podem sofrer alterações

O post CBF detalha tabela básica da Copa Verde e competição iniciará em janeiro apareceu primeiro em Distrito do Esporte.

Fonte: distritodoesporte.com
Author: João Marcelo

Powered by WPeMatico

ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRICHA

O Portal do estadiomanegarrincha.com.br é um portal independente, que reúne informações sobre notícias do esporte, jogos e eventos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Siga-me no Twitter

Facebook

Idiomas: