Compete Brasília leva atletas do DF para os mundiais de remo e canoagem



Divulgação

Nesta semana o Distrito Federal terá representantes em dois mundiais de esportes náuticos que serão realizados na Europa. Os atletas, que viajaram por meio do Compete Brasília, disputam títulos nas categorias sênior e máster em torneios de remo e canoagem.

 

Onze atletas do remo participam a partir do dia 11 de setembro do World Rowing Masters Regatta 2019, Campeonato Mundial de Remo que acontece em Lake Velence, na Hungria. Um deles é Célio Amorim. O atleta já tem 10 títulos brasileiros e é um dos mais experientes da turma.




 

Com um título sul-americano na categoria sênior, Célio disputa pela primeira vez o Mundial Máster. “A competição é  para atletas de 27 a 95 anos. São várias categorias por idade. Esta é a primeira vez que participo de um máster. Acredito num bom resultado para a equipe de remo de Brasília”, contou. Além de atleta, ele também treina a grande maioria dos remadores, que participam do mundial.

 

Lilia de Oliveira participou do Master realizado o ano passado, na Flórida, nos Estados Unidos. De lá, a atleta trouxe dois segundos lugares em provas de duplas. Ela e a parceira Luciana Bex. “Para nossa categoria este torneio é o top das competições. É muito importante ter uma boa colocação. Isto demonstra que estamos treinando bem e num caminho”, disse Lilia.

 

Para a atleta, o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer foi fundamental para os remadores. “O Compete Brasília viabilizou nossa participação na competição, já que é uma viagem que sai caro e a gente não tem condições de bancar toda a viagem”, contou.

 

Até domingo os  remadores de Brasília vão participar de provas individuais, duplas e mistas. Além do Célio e da Lilia, completam a delegação: Maria Proença, Carmen Mattos, Luciana Bex,  Alexandre Maia, Fabiano Pereira, Clóves Scherer e Leandro Celes.

 



Divulgação

Canoagem – Outra delegação de candangos também representa o Brasil na Europa. Sete atletas da canoagem, que viajaram por meio do Compete Brasília, estão em Quiberon, na França, para o Canoe Ocean Racing World Championship, o Mundial de Canoagem Oceânica.

 

Califa Cury, Fernanda Rachid, Luciano Carvalho, Marcelo Pompeu, Rubens Pompeu Thaís Lopes e Paulo Salomão participam de provas oceânicas de 10 a 15 de setembro.

 

Fernanda Rachid é campeã sul-americana de canoagem oceânica, prova que ela disputou o ano passado no Uruguai. A canoísta conta que o título só foi possível por causa do Compete Brasília. “Viajei por meio do programa da Secretaria. Este incentivo é fundamental para competirmos no exterior”, disse.

 

Para o Mundial, a atleta acredita que a prova será difícil, mas o Brasil tem bons representantes. “O nível dos atletas europeus é muito forte. Eles são melhores porque a canoagem lá é mais tradicional que no Brasil. Eu estou na expectativa de um bom aprendizado, intercâmbio e de representar bem o país”,  contou a atleta.

 

Na canoagem oceânica as provas não têm datas definidas já dependem das condições dos ventos, da maré, das condições climáticas em geral.

 

Além das provas individuais  os atletas também competem em duplas mistas com canoístas de outros estados.

– Fernanda Rachid/Rubens Pompeu

– Thais Lopes / Victor Perdigão

– Marcelo Pompeu / Viviane Vaz

– Paulo Salomão/ Raissa Correia

Fonte: agenciabrasilia / esporte.df.gov.br
Author: Michelle Teixeira

Powered by WPeMatico

ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRICHA

O Portal do estadiomanegarrincha.com.br é um portal independente, que reúne informações sobre notícias do esporte, jogos e eventos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Fontes de Notícias:

Siga-me no Twitter

Facebook

Idiomas: