Conmebol garante que todos na Copa América serão vacinados


Brasília – A partir do momento em que o Brasil foi definido como sede da Copa América de 2021, a Conmebol passou a ter de lidar com duas frentes: rebater críticas e atender exigências. Em relação às exigências, a entidade afirma ter acatado por completo todas as determinações que se seguiram à decisão, sobre os protocolos de segurança relativos à pandemia.

Conmebol garante que todos na Copa América serão vacinados. (Foto: Divulgação)

“A Conmebol confirma que vai seguir todas as determinações recebidas em relação a essas questões de protocolos. Tudo o que for determinado pelo governo brasileiro e pelas autoridades estaduais e locais será cumprido”, informou.

As exigências para as quatro sedes (Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Brasília) foram apresentadas em post do governador Ronaldo Caiado (GO) no Twitter: as partidas não terão público; haverá um sistema estilo bolha para proteger atletas, arbitragem, comissão técnica, imprensa e outros envolvidos no evento; todos os envolvidos na competição serão vacinados pela Conmebol; não haverá gastos em investimento por parte dos governos e, por fim, o tema Copa América não poderá ser politizado.

De acordo com a Conmebol, neste curto prazo de 11 dias, até o início da competição, a decisão de vacinar todos os jogadores será cumprida. Até agora seis seleções, das 10 participantes, foram vacinadas. Em relação ao prazo que a vacina leva para fazer efeito (duas semanas em média, após a segunda dose), a Conmebol acredita que não tem como interferir neste tema, afirmando apenas que irá seguir o que foi exigido.

LEIA TAMBÉM

“Isso não é questão da Conmebol, é do governo. Tudo o que foi exigido será cumprido, inclusive a questão de vacinação. Faltam 11 dias para o início, o Brasil quis realizar a competição. E se quis, é porque se sente em condições de realizar o evento e manter a segurança em relação aos protocolos”, afirma a entidade.

Em relação à impossibilidade de os jogadores da seleção brasileira serem vacinados no Brasil, em função da legislação do país em relação ao tema, a Conmebol afirma não ter ingerência. Mas deixa à disposição parte da cota de 50 mil doses de CoronaVac que lhe foram doadas.

“Isso é uma questão interna de cada país, de cada delegação. Vai ser encontrada uma forma para que todos estejam vacinados. Há países, por exemplo, que só se vacinam com um tipo de vacina, mas vamos fazer um plano em relação a isso. A Venezuela já se vacinou com as doses disponibilizadas pela Conmebol, outros clubes brasileiros também. As seleções, se quiserem, terão essa possibilidade, as vacinas foram direcionadas ao futebol sul-americano”.

Atendidas as exigências, a entidade se mostrou disposta a rebater algumas críticas, relacionadas com o fato de a competição no Brasil ser realizada em meio a uma fase muito difícil da pandemia, com uma média de mortes superior a 1.800 por dia no País.

O post Conmebol garante que todos na Copa América serão vacinados apareceu primeiro em Portal de Notícias D24am – Amazonas.

Fonte: d24am.com
Author: Do R7 / redacao@diarioam.com.br

Powered by WPeMatico

ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRICHA

O Portal do estadiomanegarrincha.com.br é um portal independente, que reúne informações sobre notícias do esporte, jogos e eventos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Siga-me no Twitter

Idiomas: