Copa América: Brasília deve sediar abertura da competição sul-americana


Por Redação do Distrito do Esporte

Após confirmar a escolha do Brasil para receber a Copa América 2021, o Governo Federal já divulgou oficialmente a participação de Brasília como cidade-sede do torneio continental. Arena mais cara da Copa do Mundo de 2014, o Estádio Nacional Mané Garrincha receberá deve sediar a abertura da competição sul-americana.

A tendência é que a estreia da capital federal na competição seja na primeira partida do torneio, incialmente marcada para 13 de junho. Na ocasião, Brasil e Venezuela, pelo grupo B, abrirá os trabalhos do torneio. Além do escrete canarinho, a cidade também receberá jogos de outras seleções.

Ao todo, serão apenas cinco sedes: Brasília, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiânia, já confirmadas, e mais uma, ainda em mistério. O presidente Jair Bolsonaro foi o primeiro a confirmar o evento no país, fato salientado pelo ministro da Casa Civil Luiz Eduardo Ramos logo na sequência que destacou as quatro cidades.

Durante os últimos dois dias, a Conmebol, em conjunto com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), fez a interlocução com governadores para escolher os destinos. O chefe do Executivo de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), chegou a proibir partidas no estado.

Antes mesmo da oficialização de Brasília pela Conmebol, o governador Ibaneis Rocha (MDB) manifestou-se de forma favorável aos jogos na cidade. Em entrevista à rádio CBN, o emedebista disse estar “trabalhando” para viabilizar as partidas. Administradora do Estádio Nacional Mané Garrincha, a Arena BSB afirmou em nota enviada à Esportes Brasília que o palco tem datas disponíveis para abrigar a Copa América.

No domingo (31/5), segundo dados da Secretaria de Saúde, o Distrito Federal somava 405.001 casos registrados durante a pandemia de covid-19 – 811 nas últimas 24h. A capital federal contabilizou, ainda, 8.642 mortes – 21 notificadas no último boletim. No total, 388.205 recuperaram-se. Ao todo, 628.795 brasilienses (20,5% da população) receberam, ao menos, uma dose da vacina, enquanto 318.533 (10,4%) tomaram a segunda.

Protestos

Logo após a confirmação da Conmebol sobre a transferência da Copa América para o Brasil, e a consequente indicação de Brasília como uma das sedes do torneio, iniciou-se uma divisão entre favoráveis e contrários à realização da competição no Estádio Nacional Mané Garrincha. As redes sociais foram o principal canal para manifestações relacionadas aos jogos em solo candango.

Um dos críticos da escolha foi o deputado distrital Leandro Grass (Rede-DF). “A Copa América no Brasil, especialmente em Brasília, é uma violência contra a família dos quase 500 mil mortos, um ataque à dedicação dos profissionais de saúde e de todos que se esforçam para combater a pandemia. É um pacto com a morte e a indiferença”, publicou o parlamentar em uma rede social.

O post Copa América: Brasília deve sediar abertura da competição sul-americana apareceu primeiro em Distrito do Esporte.

Fonte: distritodoesporte.com
Author: Distrito do Esporte

Powered by WPeMatico

ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRICHA

O Portal do estadiomanegarrincha.com.br é um portal independente, que reúne informações sobre notícias do esporte, jogos e eventos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Siga-me no Twitter

Idiomas: