E a Copa Verde? Veja o que se sabe sobre a realização do torneio regional


Por Redação do DDE

Competição mais incerta do calendário do futebol nacional para a temporada 2020, a Copa Verde segue sem uma confirmação oficial. Finalistas do Campeonato Candango de 2019, Gama e Brasiliense garantiram o direito de representar o Distrito Federal na competição regional, mas ainda não têm a menor ideia de quando a bola irá rolar no torneio organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Ignorada pela entidade máxima do futebol brasileiro em todas as revisões do calendário da temporada 2020, a competição regional que reúne clubes dos estados das regiões Centro-Oeste e Região Norte do Brasil, além do estado do Espírito Santo teve a realização bancada algumas vezes por cartolas da CBF. Entretanto, apesar das previsões, não há ainda uma garantia de quando o campeonato, de fato, começará.

A última previsão não-oficial sobre a competição regional foi feita em 15 de outubro por Walter Feldman, secretário-geral da CBF. Na ocasião, durante a reinauguração do Estádio Kleber Andrade, em Vitória, no Espírito Santo, ele projetou o início da Copa Verde para janeiro de 2021. “Nós temos um compromisso de reiniciar a Copa Verde no início do ano que vem”, garantiu o dirigente.

Procurada pela reportagem do Distrito do Esporte, a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), através do presidente Daniel Vasconcelos, confirmou que a entidade que comanda o futebol candango não recebeu nenhum comunicado da CBF sobre a realização da Copa Verde em janeiro. A FFDF e os clubes seguem em compasso de espera sobre os rumos da competição.

Deadline

Na última edição realizada, em 2019, a Copa Verde foi finalizada em 119 dias. À época, as cinco fases da competição regional foram disputadas em dez datas. Os primeiros jogos aconteceram em 24 de julho, enquanto a partida que deu o título ao Cuiabá na final com o Paysandu foi realizado em 20 de novembro. Se realmente iniciar o torneio em janeiro, a CBF teria somente metade do tempo original para concluí-lo.

Revisado na última quarta-feira (11/11), o calendário da temporada 2021, que será emendado ao de 2020, impõe uma espécie de deadline para o encerramento da Copa Verde. A entidade máxima do futebol nacional teria que finalizar o torneio até, no máximo, 3 de março, quando começa a Copa do Brasil. Isso é necessário porque o campeão do regional garante vaga direta na terceira fase do torneio.

Na data em questão, a CBF prevê o início das partidas da Copa do Brasil de 2021, com a realização dos jogos de ida da primeira fase. Desta forma, caso não alcancem o título da Copa Verde, Brasiliense e Gama, representantes do Distrito Federal nos dois torneios, entrariam na competição justamente nesta fase do nacional, o que explica o prazo obrigatório de conclusão do regional, que ainda será válido pela temporada 2020.

O post E a Copa Verde? Veja o que se sabe sobre a realização do torneio regional apareceu primeiro em Distrito do Esporte.

Fonte: distritodoesporte.com
Author: Distrito do Esporte

Powered by WPeMatico

ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRICHA

O Portal do estadiomanegarrincha.com.br é um portal independente, que reúne informações sobre notícias do esporte, jogos e eventos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Siga-me no Twitter

Facebook

Idiomas: