Em jogo de 7 gols, Unaí bate o Formosa e lidera grupo A


Por Bruno H. de Moura

Com grande expectativa das duas equipes, Unaí e Formosa estrearam no campeonato na tarde deste domingo (21/02). Num jogo de dois tempos distintos, o primeiro muito trucando e sem finalizações, e um segundo cheio de gols, deu-se melhor o Verdão mineiro, que venceu o Formosa por 4-3, num jogo esquisito e de muitos erros táticos.

O resultado não traduz a qualidade de bola apresentada – o Formosa foi melhor. Mas futebol se volta à eficiência, adjetivo bem próprio para esse time do Unaí, que aproveitou as chances criadas, o que o Tsunami do Cerrado não fez.

Com o resultado o Unaí dorme líder de seu grupo, enquanto o Formosa amargará a lanterna. Na próxima rodada, o Unaí enfrenta o Santa Maria, domingo (28/02), no Bezerrão. O Formosa recebe o Taguatinga, também no domingo (28/02), mas em casa, no Diogão.

 

Primeiro Tempo: Formosa controlava, mas peca nas finalizações

Pelo lado esquerdo subia João de Deus, invadiu a área e caiu dentro da zona de pênalti, não assinalada pelo árbitro Luis Paulo Aniceto. Aos 12′ falta para o Formosa. Edu Amparo de perna direita chutou, a bola estourou na barreira e ficou para João Manoel que livrou estourou em cima do goleiro Lucão.

O Formosa tinha pleno e total domínio do jogo. Até os 25′ o Tsunami do Cerrado controlava o meio de campo e sequer deixava o Verdão da Serra ir para o seu campo de ataque. Aos 18′ o time da casa demorou 3 minutos apenas para conseguir conquistar a zona adversária.

Como alternativa à falta de controle do jogo, o Unaí matava a[s jogadas do Formosa com falta. Aos 24′, falta forte de Juninho em cima de João Paulo. Na cobrança, Ivan Lima rolou para Edu Amparo meter um tirambaço que passou por cima do gol direito de Lucão.

Aos 31′, Edu Amparo recebeu de Léo Rodrigues na esquerda de ataque, chutou, a bola estourou em Iago, retornou para o meia do Formosa que em novo escanteio botou a bola na cabeça de João Paulo, fraco, jogar para linha de fundo.

Aos 33′, o Unaí chegou pela primeira vez com perigo. Levantamento de bola pela direita, Brendon desviou, mas a bola foi nas mãos de Rodrigo Calchi. Na jogada seguinte, Gabriel viu Brendon bem posicionado, enfiou a bola para o ataque e ele não chegou. A partida esfriou. O Formosa passou a manter a bola nos seus pés e procurar os espaços nas pontas. Aos 46′ falta na esquerda, Edu Amparo cobrou e ninguém cabeceou para o gol. Foi chance  final da primeira etapa.

Segunda Etapa: Chuva, de gols

Logo na primeira jogada, Edu Amparo enfiou a bola para João Paulo, mas ele não dominou e ela passou pela direita do goleiro Lucão. Aos 3”, falta desnecessária de Maicon Douglas sobre Thiaguinho. Na cobrança, Hiwry colocou no cantinho esquerdo abrindo o placar. 1-0 Unaí.

No minuto seguinte, lançamento de Janderson, João Paulo desviou a bola e ela resvalou na trave e sobrou para João de Deus que, na sobra, bateu em cima de Lucão que fez grande defesa. Com a aceleração do jogo do Formosa, que precisava correr atrás do prejuízo, Roberto Gaúcho mexeu rápido. Diego Clementino, contratado com alta expectativa, e apagado no jogo, deu lugar para Felipe Huck.

O jogo mantinha a tônica da primeira etapa. O Formosa controlava a bola e o jogo, mas não transformava a posse de bola em chances de gol efetivas. O Unaí espreitava e evoluía a cada controle de bola.

Aos 14″ ótima jogada pela direita, Thiaguinho rolou a bola pra Hiwry que, no meio, viu Brendon entrou livre na esquerda do gol defendido por Rodrigo Calchi que nada pode fazer. Unaí 2-0 Formosa.  Aos 22” jogada pela direita nas costas de Ivan Lima, Thiaguinho cruzou e dentro da área direita do ataque o Unaí desperdiçou outra boa oportunidade.

Logo em sequência Marcelo Casado efetivou sua primeira troca. João Manoel saiu para entrada de Danilo Lima. Aos 25”, em contra-ataque, Felipe Huck em velocidade recebeu a bola da esquerda, dominou, abriu espaço em cima da marcação de Ivan Lima e chutou forte. A bola bateu na trave, nas costas de Rodrigo Calchi e foi morrer no fundo da rede. Unaí 3-0.

A chuva caia forte em Unaí. O campo pesado deixava o jogo ainda mais truncado. Roberto Gaúcho tirava Brendon e incluía Hugo. Aos 31” cruzamento de Leo Rodrigues para dentro da área, na dividida de cabeça a bola sobrou para João Paulo que fraco desviou a bola para as mãos de Lucão. 34” João de Deus pro banco, Erik pro jogo pelo Formosa.

Aos 38”, cruzamento de Léo Rodrigues na direita, a bola sobrou dentro da área, João Paulo cabeceou, ele rebateu e sobrou para Erik, livre, só empurrar e diminuir o placar. Unaí 3-1 Formosa.

Aos 39, jogada trabalhada do Verdão da Serra. Felipe Huck recebeu livre na direita, entrou na cara de Rodrigo Calchi que fez o pênalti. Na cobrança, boa batida de Gabriel que fez o 4º. Formosa mudava, de novo. Xuxa entrava e Janderson saia. Aos 47, cobrança de falta na esquerda, no bate e rebate Xuxa empurrou para o fundo da rede. 4-2.

Quando se pensava que o jogo tinha acabado, Danilo Lima ainda teve a chance de, cabeça, marcar o 3º do Formosa. Na saída de bola o árbitro sequer esperou, e logo terminou, debaixo de muita chuva, e de uma enxurrada de gols.

Torcida Unaí acompanha o jogo – foto: Bruno H. de Moura

Unaí: 4

Lucão; Juninho, José Leandro, Iago, Ezio; Akim, Gabriel, Thiaguinho (José Victor), Hiwry; Diego Clementino (Felipe Huck) e Brendon (Hugo)

Tec.: Roberto Gaucho

Formosa: 3

Rodrigo Calch; Leo Rodrigues, Maicon Douglas, Ivan Lima, Marrá; Carlão, João Manoel (Danilo Lima), Janderson (Xuxa), Edu Amparo; João Paulo e João de Deus (Erik).

Tec.: Marcelo Casado

Arbitragem: Luís Paulo Aniceto, Lucas Guerra e Milton Alves.

O post Em jogo de 7 gols, Unaí bate o Formosa e lidera grupo A apareceu primeiro em Distrito do Esporte.

Fonte: distritodoesporte.com
Author: Bruno Henrique de Moura

Powered by WPeMatico

ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRICHA

O Portal do estadiomanegarrincha.com.br é um portal independente, que reúne informações sobre notícias do esporte, jogos e eventos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Siga-me no Twitter

Facebook

Idiomas: