Equipe ABDV busca vaga no principal torneio nacional de futebol de 5




Crédito: Divulgação SEL

Em busca de uma vaga na Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 5, a equipe da ABDV (Associação Brasiliense de Deficientes Visuais) embarcou para São Paulo, por meio do Compete Brasília, para disputar a Série B do campeonato nacional no Centro de Treinamento Paralímpíco Brasileiro. As primeiras partidas serão realizadas nesta quarta-feira (16)  e as disputas vão até domingo (20).

 

O time comandado pelo técnico Marcelo Ottoline terminou o campeonato regional Centro-Norte, no primeiro semestre deste ano, na terceira posição. O resultado garantiu a vaga para a série B do Campeonato Brasileiro.



 

“Todas as competições que a gente participa são oficiais. E sempre viajamos com as passagens do Compete Brasília. São duas competições por ano organizadas pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais). O torneio do primeiro semestre credencia para o segundo semestre. Nosso terceiro lugar, no início do ano, foi um resultado bom porque nos classificou para o nacional e ainda contou pontos para o Bolsa Atleta Distrital. Agora a nossa meta é disputar a Série A em 2020”, destacou o treinador.

 

Os treinos da equipe da ABDV são realizados três vezes por semana no CIEF (Centro Integrado de Educação Física). O mais experiente do grupo é o jogador Abraão Lincoln Vieira, 42 anos. Ele pratica o futebol de 5 desde 1998. Além de fazer parte da equipe, Abraão também ajuda a garotada mais nova. “Os garotos chegam no CIEF tímido e, muitas vezes, eles vão obrigados pelos pais. A gente tenta mostrar a importância do Futebol de 5 não só na formação do atleta, mas para a vida. Esta modalidade dá autonomia para o deficiente visual poder andar só, ajuda na mobilidade, locomoção e noção de espaço. E tudo isso a gente aprende com os treinamentos”, destacou.

 

No futebol de 5, os jogadores recebem o comando do técnico, do goleiro e do chamador do time. O chamador é considerado o “olho” da equipe. Guilherme Freitas é o chamador do time do DF, e ele conta sobre o trabalho realizado no CIEF. “Lá a gente desenvolve um treinamento de iniciação esportiva, de forma voluntária e gratuita, para as crianças com deficiência visual. Apresentamos e incentivamos todas as crianças a praticarem a modalidade”.

 

Nesta edição do Campeonato Brasileiro da Série B, a ABDV vai disputar o título com as equipes: União dos Atletas Cegos do Distrito Federal (UNIACE/DF), Escola de Cegos do Maranhão (ESCEMA/MA), Associação D´Eficiência Superando Limites (ADESUL/CE), Associação Paraibana de Cegos (APACE/PB), Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS/RS), Associação Maestro Esporte Clube ( MAESTRO/PR) e Instituto Nova Visão (INV/SP).

 

Confira o time da ABDV: Abraão Lincoln Vieira, Lenilson dos Santos, Victor Pavez, Jeferson Cavalcante, Bruno Pereira, Yuri Mendes, Amaury Marques, Daniel Iturria e Marcelo Rodrigues.

 

Compete Brasília – O programa tem como objetivo incentivar a participação de atletas e paratletas de alto rendimento das mais diversas modalidades em campeonatos nacionais e internacionais, por meio da concessão de transporte aéreo (destinos nacionais e/ou internacionais) e/ou transporte terrestre (destinos nacionais).

Fonte: agenciabrasilia / esporte.df.gov.br
Author: Michelle Teixeira

Powered by WPeMatico

ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRICHA

O Portal do estadiomanegarrincha.com.br é um portal independente, que reúne informações sobre notícias do esporte, jogos e eventos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Fontes de Notícias:

Siga-me no Twitter

Facebook

Idiomas: