Estádio de Samambaia será reaberto


“Vocês podem contar com o apoio do governo, pois sabemos que o futebol precisa de ajuda do Estado para dar certo”, assegurou a secretária de Esporte, Celina Leão | Fotos: Vinicius de Melo/Agência Brasília

Conhecido como Rorizão, o Estádio Joaquim Domingos Roriz, em Samambaia, voltará a ser palco de emocionantes partidas esportivas. O local estava fechado havia três anos pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), pois não possuía laudos que comprovassem condições de funcionamento. A questão foi solucionada pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), que empreendeu uma minuciosa força-tarefa de vistoria para garantir que esses espaços ofereçam segurança e comodidade aos seus frequentadores.

A boa notícia foi dada pelo vice-governador Paco Britto na noite desta quarta-feira (28), em evento que marcou o ressurgimento do Brasília Futebol Clube (BFC). O novo presidente da instituição, Flávio Simão, deu o pontapé inicial nos planos para agremiação mais antiga do Distrito Federal nos próximos cinco anos: chegar à primeira divisão do futebol brasileiro.

“Estamos resgatando a história do BFC, que também é parte da história da própria cidade”
Flávio Simão, novo presidente do Brasília Futebol Clube

“Estamos resgatando a história do BFC, que também é parte da história da própria cidade”, frisou Simão. “Tudo o que fizermos a partir de hoje é para o Brasília e pelo futebol de Brasília”. A meta é fazer o tradicional Colorado – assim conhecido por ter seu símbolo em vermelho e branco – voltar a viver seus dias de glória.

Destaque no esporte

Para o presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos, o retorno do Colorado aos campos tem muito a acrescentar ao futebol candango, com chances reais de chegar à primeira divisão do campeonato local rapidamente. “O BFC tem todas as chances de subir já em 2021”, apontou.

“O BFC tem todas as chances de subir já em 2021”
Daniel Vasconcelos, presidente da Federação de Futebol do DF

Atualmente, o time faz parte da segunda divisão do DF, mas pode, sendo vitorioso nas disputas de 2020, passar a integrar a Série A no próximo ano. Já para chegar à elite do futebol brasileiro, precisa passar pela primeira divisão local e pelas séries D, C e B do campeonato nacional.

História

Fundado em julho de 1975 pelos membros da Associação Comercial do DF, o BFC é o terceiro clube do futebol candango com mais vitórias, reunindo a equipe da capital com maior número de participações na série A do campeonato brasileiro. Entre os principais títulos estão oito campeonatos brasilienses da primeira divisão, dois da segunda divisão, uma taça JK e uma Copa Verde.

“Sabemos o que o BFC significa para o Distrito Federal, e o renascimento, muitas vezes, é mais importante que o próprio nascimento”
Celina Leão, secretária de Esporte e Lazer

“Sabemos o que o BFC significa para o Distrito Federal, e o renascimento, muitas vezes, é mais importante que o próprio nascimento”, ressaltou a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão. “A nossa cidade foi criada para ser grande, forte, e não queremos um time do DF na primeira divisão – queremos vários times. E, para isso, vocês podem contar com o apoio do governo, pois sabemos que o futebol precisa de ajuda do Estado para dar certo”.

Responsabilidade

O vice-governador Paco Britto reforçou que o GDF tem trabalhado para a reabertura dos estádios ao público, “mas de forma gradual e responsável”. Paco elencou ações do governo na área do esporte, como a preparação dos estádios para a volta das partidas profissionais de futebol e os reparos feitos no Estádio Elmo Serejo Farias – o popular Serejão, em Taguatinga –, para receber o Campeonato Brasiliense de Futebol (Candangão).

“Sob a batuta do nosso grande maestro, o governador Ibaneis Rocha, a equipe do governo trabalha junta, como uma grande orquestra, e o esporte do DF tem toda a simpatia do governador – e não seria diferente com o futebol”, concluiu o vice-governador.

Fonte: agenciabrasilia / esporte.df.gov.br
Author: Lívio di Araújo, da Agência Brasilia | Edição: Chico Neto

Powered by WPeMatico

ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRICHA

O Portal do estadiomanegarrincha.com.br é um portal independente, que reúne informações sobre notícias do esporte, jogos e eventos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Siga-me no Twitter

Facebook

Idiomas: