Federação de Futebol Americano do Cerrado prevê torneio local no fim do ano


A modalidade surgiu nos Estados Unidos, a partir dos princípios básicos do rugby, e logo se transformou em uma das atividades mais queridas do país, alcançando recordes de público nos estádios e de audiência com a transmissão das finais de seu principal campeonato, a National Football League (NFL). No Brasil, apesar de ainda estar longe da popularidade do jogo de bola tradicional, o futebol americano conquista, cada vez, mais praticantes e telespectadores.

 

A Federação de Futebol Americano do Cerrado, que contabiliza nove times federados (oito masculinos e um feminino) do Distrito Federal e de Goiás, com mais de 60 atletas em cada, compareceu à Secretaria de Esporte e Lazer para debater políticas de desenvolvimento da modalidade na capital federal, possibilidades de retorno das atividades profissionais e nomes de estádios habilitados a receber partidas de futebol americano, que já passou até pelas quatro linhas do Mané Garrincha.

 

“O futebol americano é o esporte que mais cresce no país, são 120 times federados, com 18 mil atletas em todo o país. Em termos de audiência, perdemos apenas para os Estados Unidos. E no DF há uma aceitação muito grande, já conseguimos atrair aos estádios um público maior que o futebol tradicional. E buscamos com a secretária apoio à nossa modalidade”, avalia o vice-presidente da Federação, Carlos Mohamed Gonzales. O deputado federal Julio Cesar (Republicamos) também esteve na ocasião.

 

Atualmente, devido à pandemia de Covid-19, o futebol americano está parado em todo o Brasil, sem previsão de retorno neste ano. Os esportistas, sem autorização para realizarem treinos oficiais e coletivos, retomaram aos treinamentos individuais e independentes em academias, com o propósito de manter a forma física. “Queremos que todas as modalidades voltem a serem praticadas, mas sem oferecer risco de contaminação aos seus esportistas e comissão técnica”, reforça a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão.

 

A Federação de Futebol Americano do Cerrado organiza um torneio local para ser realizado em Brasília aos fins de semana do mês de dezembro. O campo ideal para receber o evento seria o Estádio Joaquim Domingos Roriz, o Rorizão, em Samambaia. “Uma boa oportunidade para ganharmos visibilidade nacional”, destaca Márcio. No ano passado, a final do Campeonato Candango da modalidade, entre Tubarões do Cerrado e Leões de Judá, atraiu cerca de 35 mil visualizações simultâneas na internet.

Fonte: agenciabrasilia / esporte.df.gov.br
Author: Bianca Moura Santos

Powered by WPeMatico

ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRICHA

O Portal do estadiomanegarrincha.com.br é um portal independente, que reúne informações sobre notícias do esporte, jogos e eventos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Siga-me no Twitter

Facebook

Idiomas: