FFDF e clubes alteram formato do Campeonato Candango para 2021


Por Bruno H. de Moura e Redação do Distrito do Esporte

A reunião do Conselho Arbitral, realizada pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) nesta terça-feira (8/12), trouxe modificações importantes na fórmula de disputa do Campeonato Candango de 2021. Na próxima temporada, as equipes serão divididas em duas chaves com seis equipes cada, com dois quadrangulares e final única, ao invés dos pontos corridos com mata-mata que vigorou nos últimos anos.

A proposta da FFDF foi aprovada por sete dos 11 clubes presentes na reunião. Nela, os times do grupo A enfrentam os do B e não jogam entre si. Após o término desta fase, os quatro melhores vão para um quadrangular na própria chave: A contra A e B contra B, em três jogos. Na sequência, os dois melhores de cada agrupamento fazem novo quadrangular, com seis jogos, e os dois melhores vão à final em jogo único.

Com isso, os dois melhores disputarão 16 jogos. Conforme definido anteriormente, quatro equipes serão rebaixadas em 2021 para que seja possível realizar a disputa com dez times em 2022. Os dois piores times de cada grupo irão amargar a queda e disputarão somente seis partidas na competição local. O início do torneio será em 20 de fevereiro, com a final prevista para 16 de maio.

Além da proposta vencedora da FFDF, uma segunda ideia, sugerida por Edmilson Marçal, presidente do Taguatinga, foi colocada em votação. Nela, o torneio seria realizado em pontos corridos, com todos os times em um só grupo, com o primeiro sendo campeão sem a realização de mata-mata e os quatro últimos sendo rebaixados para a Segunda Divisão na temporada de 2020.

Formosa, Unaí, Gama, Real Brasília, Luziânia, Ceilândia e Capital acompanharam a proposta definida pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e que será adotada na temporada de 2021 do Campeonato Candango. Taguatinga, Brasiliense, Samambaia e Santa Maria preferiram a opção de Marçal, que acabou derrotada. Sem representante na reunião, o Sobradinho não teve direito a voto.

Grupos do Candangão 2021

Após a definição do formato de disputa do Campeonato Candango de 2021, a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) dividiu os dois grupos do formato de acordo com o ranking de clubes. Com isso, no grupo A ficaram Gama, Real Brasília, Taguatinga, Luziânia, Unaí e Samambaia. Na chave B estarão Brasiliense, Formosa, Capital, Sobradinho, Ceilândia e Santa Maria.

Foto: Bruno H. de Moura/Distrito do Esporte

Primeira rodada

Após definir o modelo de disputa da competição, a FFDF realizou o sorteio das rodadas de cada um dos grupos. Atual campeão candango, o Gama irá debutar contra o Capital. Vice-campeão em 2020, o Brasiliense terá pela frente o Luziânia na primeira partida da próxima temporada. Unai x Formosa, Taguatinga x Santa Maria, Samambaia x Sobradinho e Real Brasília x Ceilândia completam a rodada.

Discussão para definição do formato

Antes de acertar o formato de disputa do Candangão de 2021, os dirigentes das 12 equipes participantes adentraram em um longe debate. Presidente do Gama, Weber Magalhães criticou a possibilidade das equipes disputarem poucas partidas na temporada. “Na chave são cinco jogos só, no momento que caem quatro. Tem de pensar no grupo contra o grupo, senão vai jogar cinco vezes e vai embora para casa”, apontou.

Registrando insatisfação por uma “mudança repentina” no número de rebaixados, o presidente do Taguatinga, Edmilson Marçal, solicitou que a queda fosse promovida pelo desempenho geral das equipes de todos os campeonatos, e não definida previamente para os dois piores de cada chave. “Assim, quem menos pontuar cai, independente do grupo”, sugeriu. “O Ceilândia vai disputar a competição para sobreviver”, pontuou Ari.

Se posicionando duramente contra o modelo de mata-mata para decidir o campeão candango de 2021, o presidente do Real Brasília, Luis Felipe Belmonte, defendeu que a decisão da competição fosse disputada também em formato de quadrangular, assim como as semifinais sugeridas pela FFDF. “Ficam dúvidas. Todos os anos no mata-mata alguém pensa que foi prejudicado ou beneficiado”, alegou.

Durante o debate, a FFDF realizou várias mudanças na proposta que acabou sendo a vencedora e colocou o pleito para definição em votação. A reunião do conselho arbitral do Campeonato Candango de 2021 contou com a presença de representantes de Brasiliense, Capital, Ceilândia, Formosa, Gama, Luziânia, Real Brasília, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga e Unaí. Ainda sem gestão, somente o Sobradinho se ausentou do encontro.

Foto: Bruno H. de Moura/Distrito do Esporte

FFDF apontou problemas financeiros para o torneio

Ação padrão nas últimas disputas do Campeonato Candango, a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) apontou dificuldades para o custeio da arbitragem e ambulâncias. Ao discorrer sobre os problemas causados pela pandemia, o presidente Daniel Vasconcelos detalhou a situação. “No formato que a gente faz a competição, com 80 jogos, a FFDF não consegue se responsabilizar com esses custos”, explicou.

Primeiro a tomar a fala entre os dirigentes na reunião, Ari de Almeida, mandatário do Ceilândia, rebateu que, de acordo com o Estatuto do Torcedor, a FFDF tem a responsabilidade de arcar com as duas despesas das partidas. “A gente vê aqui no Distrito Federal uma aplicação da legislação com muito vigor, desde que não contrarie interesses da federação”, rebateu. Com a mudança no formato, a entidade bancará os custos.

Testes de covid-19

Os cuidados com a propagação do novo coronavírus continuarão presentes na disputa do Campeonato Candango de 2021. Durante a reunião do conselhor arbitral, a FFDF alertou que os clubes deverão apresentar em todas as partidas testes realizados com até 15 dias antes dos jogos. As delegações terão, no máximo, 45 membros. Assim como na reta final da temporada 2020, as partidas serão realizadas sem a presença de público.

Transmissão da TV Brasília

Assim como na última temporada, o Campeonato Candango de 2021 também terá transmissão exclusiva da TV Brasília em rede aberta para todo o Distrito Federal e Entorno. A emissora, que costuma veicular um jogo por rodada de fim de semana aos sábados, também levar os jogos ao público através do YouTube. Por questões de grade horária, o canal não deve cobrir as partidas que acontecerem nos meios de semana.

O post FFDF e clubes alteram formato do Campeonato Candango para 2021 apareceu primeiro em Distrito do Esporte.

Fonte: distritodoesporte.com
Author: Distrito do Esporte

Powered by WPeMatico

ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRICHA

O Portal do estadiomanegarrincha.com.br é um portal independente, que reúne informações sobre notícias do esporte, jogos e eventos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Siga-me no Twitter

Idiomas: