GDF monta hospital no gramado do Bezerrão, que recebe clássico e CDN


Por Olavo David Neto, Bruno H. de Moura e Petronilo Oliveira

Na noite do último domingo (28/3), a reportagem do Distrito do Esporte recebeu fotos e vídeos que mostram funcionários ajustando uma estrutura associada a um hospital de campanha na relva do estádio. Com o sistema de Saúde em colapso, a construção de um aparelho itinerário é um alento para o DF, que tem acompanhado a morte de pessoas em decorrência da covid-19 sem ao menos serem tratadas em espaços especializados.

O problema é que, na quarta (31/3) e na quinta (1º/4), a praça está reservada para dois  clássico: um local pelo Candangão e outro paraibano pela Copa do Nordeste.

Clássico do Candangão ocorreria na próxima quarta-feira

O jogo entre Game e Brasiliense está agendado para o Bezerrão há 15 (quinze) dias. A partida foi remarcada 4 vezes em decorrência das suspensões e permissões do GDF para o Candangão. Na tabela mais recente a FFDF reservou a praça para o Gama jogar a partida mais importante do torneio nesta fase em seus domínios.

Weber Magalhães, presidente do Gama, sequer foi informado pela Secretária de Esporte e Lazer que haveria a montagem do hospital de campanha no estádio e “foi pego de surpreso ontem a noite”, disse. Na sexta o mandatário do Gama falou com Paulo Victor, secretário especial do futebol, a respeito do uso do estádio para treinos, sendo um realizado no último dia 26/3 e outro agendado para amanhã (30/3).

O Brasiliense também não recebeu qualquer informe oficial e aguarda posicionamento de onde será o clássico.

Times da Paraíba não sabem o que acontecerá

Atingidos pelos decretos estaduais que restringiram atividades esportivas em dezenas de Unidades Federativas, Treze e Botafogo (PB) não tinham espaço para jogar o clássico válido pela Copa do Nordeste, inicialmente marcado para 7 de abril. Junto à Confederação Brasileira de Futebol, os clubes anunciaram a mudança de data e a transferência da partida para o estádio Bezerrão. Agora, a realização da partida se envolve numa nebulosa.


Gravadas de uma das torres residenciais próximas ao Gama Shopping, as imagens mostram o gramado parcamente iluminado. É possível ver um caminhão e alguns trabalhadores, enquanto a estrutura metálica parcialmente montada está na grama, mais próxima ao setor dos camarotes e cabines de imprensa. Conforme apurado pelo DDE, sequer a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) foi informada da decisão.

A reportagem foi informada, ainda, que a liberação do estádio para a Copa do Nordeste partiu de Paulo Victor, atual secretário-executivo de Futebol da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL). Na Paraíba, os clubes ainda não foram comunicados da impossibilidade de realizar a partida no estádio. Fontes ligadas ao Treze Futebol Clube apontam que passagens e hospedagens, pagas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), “já foram debitadas”. A assessoria de imprensa do Botafogo aponta que o clube não recebeu qualquer informação a respeito.

A reportagem entrou em contato com entes envolvidos nos trâmites, como Novacap, FFDF, Secretaria de Esportes e Lazer (SEEL) e os clubes paraibanos, mas não obteve resposta até a publicação deste texto. Naturalmente, a matéria será editada para incluir os posicionamentos dos entes aglutinados nessa questão.

Outras soluções

No Diário Oficial da última sexta-feira (26), não há qualquer menção à alocação do serviço no gramado, mas no “Complexo Esportivo do Gama”, que abrange todo o arredor do estádio. A contratação da Paleta Engenharia e Construções, encaminhada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) ao preço de R$ 6.875.500,00, deu-se para abertura de mais 100 leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) na região. O contrato foi assinado em 24 de março.

Ou seja: não há qualquer obrigatoriedade de instalar o aparelho de saúde no gramado do Bezerrão. Espaços como o estacionamento do estádio e outras dependências que compõem o Complexo Esportivo estavam à disposição, bem como as instalações do Valmir Campelo, nas áreas interiores das arquibancadas – como feito no Mané Garrincha. A Região Sul, composta por Gama e Santa Maria, registrou 26.061 casos de covid-19, com 589 mortes até a última atualização da Secretaria de Saúde.

Trecho do DODF que versa sobre a contratação do hospital para o Bezerrão. Foto: Arte DDE

O post GDF monta hospital no gramado do Bezerrão, que recebe clássico e CDN apareceu primeiro em Distrito do Esporte.

Fonte: distritodoesporte.com
Author: Olavo David Neto

Powered by WPeMatico

ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRICHA

O Portal do estadiomanegarrincha.com.br é um portal independente, que reúne informações sobre notícias do esporte, jogos e eventos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Siga-me no Twitter

Facebook

Idiomas: