Modalidades se unem pelo resgate do esporte no Amazonas


Manaus – Para resgatar o esporte no Estado, que atualmente ‘respira por aparelhos’ em meio a pandemia de Covid-19, um grupo de dirigentes de federações criou, no mês passado, a Associação de Federações Olímpicas do Amazonas – Afoam, que tem como objetivo unificar os trabalhos em prol do esporte e da autoestima dos atletas, e especialmente, para os praticantes das modalidades de alto rendimento.

Compõem a associação, inicialmente, os dirigentes de 12 federações: ginástica, atletismo, Wrestling, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, handebol, basquete, boxe, natação e o badminton.

Dirigentes que compõem a Afoam (Foto: Divulgação)

De acordo com Waldeci Silva, 38, presidente da Afoam, agora que a Associação já existe oficialmente, o próximo passo é conseguir debater com as esferas municipais e estaduais, as melhores saídas para a retomada do esporte no Amazonas. Ele citou ainda, a arrecadação do Estado, que nos dois primeiros meses de 2021, seria suficiente para dar qualquer tipo de apoio para o desporto estadual.

Waldeci Silva, presidente da Afoam (Foto: Divulgação)

“Hoje, infelizmente não temos políticas para o esporte. Somos um estado que tem uma arrecadação de mais de R$ 300 milhões, só em 2021, e não temos nada nem ninguém falando em esporte. Não temos nem uma lei de incentivo ao esporte, então, quem sabe, em breve, conseguiremos debater isso tudo com todos os órgãos”, revelou Silva, também ex-seleção brasileira de wrestler e atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Wrestling.

Legado exige respeito

Entre os principais trabalhos que a associação almeja, neste primeiro momento, de acordo com Silva, é conquistar a atenção do poder público, pois só assim, os dirigentes irão ter a oportunidade de debater sobre algum apoio para os atletas.

“De cara, é importante ressaltar que não queremos confrontar ninguém. Mas querermos sim o direito de lutar pelo esporte. Pelo respeito que o esporte amazonense merece. Temos grandes atletas no passado que tiveram grandes feitos pelo esporte amazonense e não vamos deixar tudo isso ser esquecido de uma hora para outra”, concluiu.

O post Modalidades se unem pelo resgate do esporte no Amazonas apareceu primeiro em Portal de Notícias D24am – Amazonas.

Fonte: d24am.com
Author: Antônio Barros Jr. / redacao@diario.com.br

Powered by WPeMatico

ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRICHA

O Portal do estadiomanegarrincha.com.br é um portal independente, que reúne informações sobre notícias do esporte, jogos e eventos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Siga-me no Twitter

Idiomas: