Na “fila” da Série D, Real Brasília e Formosa torcerão por algozes por vaga em 2021


Por Danilo Queiroz

Real Brasília e Formosa foram eliminados do Campeonato Candango no último domingo (25/8). Apesar de a temporada ter acabado de forma oficial, os dois times ainda tem pelo o que torcer em 2020. Na terceira e quarta posição na tabela de classificação, respectivamente, o Leão do Planalto e o Tsunami do Cerrado poderiam herdar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2021.

Para isso acontecer, porém, será necessário torcer para Gama e Brasiliense, justamente os times que eliminaram Formosa e Real Brasília nas semifinais do Candangão. Como o Jacaré e o alviverde chegaram na final, eles garantiram suas vagas para disputar a Série D de 2021. Como ambos já estarão no torneio nacional neste ano, a chance de acesso pode fazer com que as vagas mudem de mãos.

Terceiro colocado na tabela geral do Candangão, o Real Brasília é o time que tem mais chances de disputar o torneio nacional pela primeira vez. Para que seja pescado para a Série D 2021, bastaria que Gama ou Brasiliense conseguisse uma das quatro vagas disponíveis para a Série C da próxima temporada. Assim, o lugar de quem ter êxito e subir de divisão seria passado diretamente para o Leão do Planalto.

Após finalizar o torneio local em quarto lugar, o Formosa terá que torcer duplamente nos próximos meses para integrar a Série D. O Tsunami do Cerrado só conseguirá a inédita vaga se os dois rivais locais tiverem sucesso em suas campanhas neste ano. A possibilidade, inclusive, só passou a ser real devido à mudança de regulamento para a temporada de 2020, já que a configuração permite um acesso duplo do futebol candango.

Se tudo der certo, Real Brasília e Formosa teriam certeza de garantia de calendário para a próxima temporada apenas em janeiro do ano que vem. As partidas das quartas de final, etapa que confirma os quatro clubes que serão promovidos da Série D para a Série C do Brasileirão, estão marcadas para acontecer nos dias 2 e 3 (jogos de ida) e 9 e 10 (confrontos de volta) do primeiro mês de 2021.

Vale lembrar que a Copa do Brasil e a Copa Verde, outros dois torneios que os finalistas do Candangão garantem vaga, não entram nessa equação. Com isso, na temporada de 2021, Gama e Brasiliense serão os representantes do futebol nacional nas duas competições. Na nacional deste ano, os dois rivais acabaram eliminados na primeira fase. Já a regional ainda não tem data definida para acontecer.

Brasiliense e Gama iniciam a caminhada pelo acesso já em setembro. Primeiro a estrear, o Jacaré precisará passar primeiro pela Pré-Série D. Nesta fase, terá pela frente o Tocantinópolis-TO em 6 e 13 de setembro. Se passar, irá para o grupo 6, o mesmo do rival alviverde. Garantido na fase de grupos, o Periquito debuta na competição nacional em 19 ou 20 de setembro contra o Atlético de Alagoinhas-BA.

O post Na “fila” da Série D, Real Brasília e Formosa torcerão por algozes por vaga em 2021 apareceu primeiro em Distrito do Esporte.

Fonte: distritodoesporte.com
Author: Danilo Queiroz

Powered by WPeMatico

ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRICHA

O Portal do estadiomanegarrincha.com.br é um portal independente, que reúne informações sobre notícias do esporte, jogos e eventos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Siga-me no Twitter

Facebook

Idiomas: