Pato Basquete lidera do início ao fim e vence Cerrado no Iesplan

O Cerrado recebeu o Pato Basquete-PR na noite desta terça-feira (9), no ginásio do Iesplan, e foi um bom anfitrião. Sem encaixar marcação e ataque, os candangos correram atrás no placar durante toda a partida e foram derrotados por 73×93. É o quarto resultado negativo da equipe na Liga Ouro 2019, na qual agora é quarta colocada.

Com ritmo frenético desde a bola ao alto, o Pato Basquete mostrou a que veio já no primeiro período. Aos cinco minutos de jogo, o placar lhes dava vantagem de 15 pontos. A leve reação candanga fechou o quarto inicial em 22×29.




O Cerrado se animou com a arrancada e iniciou bem o segundo quarto. A marcação encaixou e o ataque correspondeu minimamente no campo ofensivo. Mesmo assim, os paranaenses desceram aos vestiários em vantagem na parcial, 18×19, e no placar geral, 40×48.

Na volta à quadra o equilíbrio se manteve. A troca de pontos vista no terceiro período só fez favorecer aos visitantes, que conseguiram ampliar em um ponto a vantagem sobre o Cerrado. 12×13 ao fim do quarto, e 62×71 no início da última parcial do jogo.

Mas, no derradeiro período, qualquer esperança restante ao Cerrado esbarrou em um homem: Isaac Thornton. Inspirado, o ala-armador castigou a tabela candanga e anotou nada menos que 21 pontos no último quarto de jogo, ou incríveis dois terços de sua pontuação no geral.




Individualismo

Sem emplacar o jogo coletivo, o Cerrado dependia do esforço de Evan Zabriski e Patrick Vieira. Ambos foram responsáveis por 18 pontos, e o ala norte-americano ainda coletou nove rebotes. Vieira distribuiu sete assistências, tendo o ala-armador o maior índice de passes para pontos do jogo. Pelo lado paranaense, Thornton foi o cestinha da partida, com 31 pontos, e Castellon coletou mais que rebotes que todo mundo, com 12.

Chance perdida

A noite poderia terminar com o Cerrado na vice-liderança da Liga Ouro. Caso vencesse, o time candango passaria o São Paulo, já que o tricolor paulista também tropeçou nesta 11ª rodada. Em jogo disputado em Londrina, no Paraná, a equipe do Morumbi saiu derrotada por 92×78. Com ambos os reveses, candangos e paulistanos foram ultrapassados pela Unifacisa-PB e ocupam agora quarta e terceira colocações da Liga Ouro 2019, respectivamente.

Fonte: esportesbrasilia
Author: Olavo David Neto