Projeto Pró-Vida busca parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer


A secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão, recebeu, nesta semana, representantes do projeto Integral de Vida – Pró-Vida, que atua há décadas na área socioeducativa com as crianças e adolescentes do Recanto das Emas. A reunião debateu possibilidades de parcerias em prol do desenvolvimento das atividades do espaço. “Acreditamos que o esporte seja uma ferramenta para levar trabalhos de dignidade na área da inclusão”, destaca o presidente da entidade, Celiomar Dias de Oliveira.

 

“Ficamos encantados por esse projeto, a estrutura do local lembra muito dos nossos centros olímpicos e paralímpicos. Nós valorizamos iniciativas sérias e respeitadas como essa que já ajudou tanto nossa população do Recanto. A secretaria de Esporte está de portas abertas para colaborar em futuras parcerias”, vislumbra a secretária de Esporte e Lazer. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) premiou, no fim do ano passado, o projeto pelo trabalho integrado de proteção à criança.

 

O Pró-Vida começou a atuar antes mesmo da inauguração da capital federal, em 1960, em áreas agrícolas. Décadas depois, seguiu para a região administrativa que, ainda em fase embrionária, em que se dedicou, exclusivamente, aos cuidados com a primeira infância. “O Recanto das Emas tem alto índice de crianças fora da escola e nós trabalhamos para diminuir esse número”, completa Celiomar. Todas as atividades ofertadas no espaço são gratuitas.

 

A entidade atua em duas frentes: educação infantil, sistema de creche, com crianças de 2 a 5 anos. E trabalho de convivência e fortalecimento de vinculo, meninos e meninas de 6 a 14 anos, que podem praticar modalidades esportivas no período do contraturno escolar. A estrutura inclui três campos de futebol, duas piscinas, quadras de esportes, um ginásio coberto, banco de areia, refeitório, área de pesca, há espaço para contato com a natureza, com a criação de ovelhas e plantação.

 

Uma das atrações mais populares entre a garotada, o rugby contribui para despertar o potencial máximo de cada criança e adolescente atendida pelo projeto, além de promover valores olímpicos, como o espírito de equipe, o respeito e a coragem. Desde 2017, em parceria com a Embaixada da Austrália, os praticantes participaram de torneios e criaram, inclusive, o time Rugby do Pró-Vida, que está credenciado junto à Federação Cerrado de Rugby e na Confederação Brasileira de Rugby.

Fonte: agenciabrasilia / esporte.df.gov.br
Author: Bianca Moura Santos

Powered by WPeMatico

ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRICHA

O Portal do estadiomanegarrincha.com.br é um portal independente, que reúne informações sobre notícias do esporte, jogos e eventos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Siga-me no Twitter

Facebook

Idiomas: