Representantes do DF na Série D, Gama e Brasiliense podem subir juntos


Por Danilo Queiroz

No próximo fim de semana, Gama e Brasiliense iniciarão a trajetória na Série D do Campeonato Brasileiro com um sonho em comum: conseguir o acesso para a terceira divisão do futebol brasileiro. Neste ano, a reformulação do modelo de disputa da competição nacional, que terá os 64 participantes divididos em oito grupos, trouxe ainda a possibilidade dos dois rivais dividirem a emoção e subirem para a Série C “de mãos dadas”.

Os dois rivais estarão juntos no grupo A6 do torneio e é isso que pode facilitar a busca por um acesso duplo para o futebol candango. Na primeira etapa do mata-mata, os quatros que avançarem irão se cruzar com os times da chave A5 e, com isso, não se enfrentam. Na terceira fase, quem passar do chaveamento anterior também não se enfrenta, já que as equipes terão pela frente os sobreviventes vindos dos grupos A7 e A8.

A etapa seguinte já será a fase que definirá os quatro clubes que irão conseguir o acesso para a Série C. Nas quartas de final, o não cruzamento irá depender do desempenho durante toda a Série D. Nos critérios estabelecidos pela CBF, os confrontos entre as oito equipes classificadas serão determinados de acordo com a pontuação geral, somando-se todas as fases anteriores, exceto a preliminar, de onde veio o Brasiliense.

O método utilizado para alinhar as partidas decisivas será o cruzamento olímpico, que coloca as campanhas antagônicas frente à frente. Ou seja, nas quartas de final da Série D, o melhor time entre os que avançarem pegará o oitavo, que terá o pior desempenho. A ordem segue com segundo enfrentando o sétimo, o terceiro medindo forças com o sexto e o quarto tendo pela frente o quinto colocado.

Clique e saiba mais:
– Vaga carimbada! Brasiliense vence e está no grupo A6 da Série D
– Compromissos marcados: CBF agenda primeiros jogos do Gama na Série D
– Na “fila” da Série D, Real Brasília e Formosa torcerão por algozes por vaga em 2021

Para seguirem com chance de subirem para a Série C do futebol brasileiro juntos, caso consigam chegar até às quartas de final da Série D, Brasiliense e Gama precisam estar classificados no mesmo bloco de pontuação (seja entre quatro melhores ou entre os quatro piores do geral) ou simplesmente não tenham campanhas que os coloquem no caminho do cruzamento previsto para o rival. Assim, se encontrariam somente em uma semi ou final.

Fase de grupos começa no fim de semana

Antes de tudo, Gama e Brasiliense precisam vencer a etapa de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro. Os dois times estreiam no grupo A6 da competição nacional já no próximo fim de semana. No sábado (19/9), às 20h30, o alviverde vai até a Bahia para medir forças com o Atlético de Alagoinhas. Já o time amarelo irá debutar contra a Caldense-MG em data, local e hora a serem definidos.

O confronto direto entre os dois rivais acontece já na segunda rodada. Com mando de campo do Gama, o primeiro jogo está marcado para 26 de setembro, às 17h, no estádio Bezerrão. Com cruzamento invertido, o clássico do segundo turno acontecerá somente na 13ª rodada da Série D com o Jacaré atuando como mandante. Os detalhes da partida também serão divulgados pela CBF posteriormente.

O post Representantes do DF na Série D, Gama e Brasiliense podem subir juntos apareceu primeiro em Distrito do Esporte.

Fonte: distritodoesporte.com
Author: Danilo Queiroz

Powered by WPeMatico

ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRICHA

O Portal do estadiomanegarrincha.com.br é um portal independente, que reúne informações sobre notícias do esporte, jogos e eventos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Siga-me no Twitter

Facebook

Idiomas: