Saiba quais são as chances de classificação do Real Brasília na última rodada da Série A2


Por João Marcelo

No último domingo (08/11), o Real Brasília venceu o Goiás por 2 a 0 e pulou para a terceira colocação do Grupo E. Porém, ainda havia uma partida a ser disputada na chave, Botafogo x Atlético-MG. Uma vitória da equipe carioca decretava a própria classificação e deixava a segunda e terceira vaga para serem disputadas entre Vasco (2º lugar), Real Brasília (3º) e Goiás (4º). Porém, as Vingadoras – como são conhecidas as atletas do Atlético-MG – venceram nesta segunda-feira (09/11), de virada, por 2 a 1 e embolou de vez o grupo.

Com o resultado, cinco dos seis clubes do Grupo E têm chances de classificação. Apenas Vila Nova-ES, com dois pontos ganhos, não tem possibilidade de avançar à próxima fase. O Botafogo é o líder com sete pontos e quatro gols de saldo positivo, seguido por Vasco da Gama, também com sete pontos, mas com saldo de gols zerado. O Real Brasília é o terceiro com seis pontos, Atlético-MG com cinco pontos, Goiás com quatro pontos e o lanterna, Vila Nova, com dois pontos.

Arte: João Marcelo/Distrito do Esporte

Jogos decisivos do Grupo E e situação do Real Brasília

A decisiva rodada no Grupo E ocorrerá na próxima sexta-feira (13/11) às 16h, com todos os jogos ao mesmo tempo. O líder Botafogo enfrenta o lanterna do grupo, Vila Nova, na casa do adversário, o estádio Robertão, em Serra (ES). O Atlético-MG recebe o Goiás no SESC das Alterosas, em Belo Horizonte (MG). As Leoas do Planalto jogarão contra o Vasco da Gama dentro de casa, o estádio Ciro Machado, Defelê, na Vila Planalto.

Real Brasília e Vasco da Gama terá transmissão da CBFTV.

Para não precisar de nenhuma combinação de resultados, o Real Brasília precisa vencer o Vasco da Gama por qualquer resultado que garantirá a classificação. A equipe treinada por Evilásio de Almeida chegaria aos nove pontos, ultrapassaria o próprio Vasco e asseguraria ao menos a segunda colocação do grupo. Caso o Botafogo empate com o já eliminado Vila Nova ou perca a partida, o time brasiliense terminaria como líder.

Se empatar com o Vasco da Gama, as Leoas do Planalto precisaria que Atlético-MG e Goiás empatassem a partida. O time mineiro iria ao sexto ponto, não alcançando o Real Brasília, que terminaria com sete pontos na classificação. O Goiás terminaria com cinco pontos, dois atrás da equipe candanga. Porém, uma vitória de qualquer um dos clubes, eliminaria o representante do Distrito Federal. O Atlético-MG chegaria a oito pontos, um a mais que Real Brasília e o Goiás empataria, mas levaria vantagem por ter uma vitória a mais (dois contra um).

Caso seja derrotado, o Real Brasília será eliminado da competição. Sem conquistar nenhum ponto, as Leoas do Planalto estacionariam no sexto ponto e mesmo que consiga ficar na terceira posição, não atingirá a pontuação de seus adversários diretos. Os quatro terceiros melhores colocados tem pontuação superior ao time do Distrito Federal e portanto, terminariam à frente e seguiriam na competição.

Terceiro lugar não garante uma vaga na próxima fase

Como descrito anteriormente, o Real Brasília pode terminar em terceiro lugar no grupo. Porém, não significa classificação garantida. Os dois primeiros colocados de cada grupo – são seis no total – tem vaga direta à próxima fase. Os quatro melhores terceiros se juntam aos 12 clubes e formam as oitavas de final da competição. Portanto, duas equipes podem terminar na terceira colocação e não garantir vaga para o mata-mata.

Na situação de momento, o Real Brasília não conquistaria a vaga, pois é o quinto melhor terceiro. Tiradentes-PI (Grupo A) e Real Desportivo-RO (Grupo B), ambos com nove pontos, são os dois melhores. Foz Cataratas-PR (Grupo D) e Fluminense-RJ (Grupo F) somaram sete pontos até o momento e fechariam o grupos dos quatro terceiros colocados. Real Brasília (Grupo E), com seis pontos, e Cruzeiro-RN (Grupo C), com cinco, seriam eliminados.

De olhos abertos nos jogos dos outros grupos

Os grupos A e B têm situações parecidas, três times disputando duas vagas e todos classificados. No primeiro, Esmac-PA e Ceará-CE somam dez pontos, e o Tiradentes-PI tem nove. Os dois primeiros já tem pontuação para os melhores terceiros e a equipe do Piauí está com três vitórias. Real Brasília pode chegar aos nove pontos, mas tem apenas uma vitória e perderia no critério de desempate. O Cruzeiro-RN, pior terceiro, tem cinco pontos e pode chegar somente ao oitavo ponto.

No Grupo B, a situação é semelhante. O 3B Sports-AM lidera com 12 pontos com 28 gols feitos e nenhum sofrido. Fortaleza-CE e Real Desportivo-RO somam nove pontos e a diferença de classificação está no saldo, 12 para os cearenses e seis para o time de Rondônia. Além disso, os dois já têm três vitórias e entra no mesmo critério citado no parágrafo anterior.

Pelo Grupo C, o Bahia-BA já garantiu o primeiro lugar com 12 pontos, seis a mais que o segundo, o Sport-PE, que disputará uma vaga com o Auto Esporte-PB, que soma quatro pontos e ocupa o quarto lugar. Cruzeiro-RN (cinco pontos e terceiro colocado) enfrenta o líder do grupo. Uda-AL (quatro pontos e quinto lugar) fechará os confrontos do grupo frente ao Naútico-PE (três pontos e último lugar). A equipe pernambucana não tem mais chances de classificação pois chegaria no máximo ao sexto ponto.

O quarto grupo, o D, quatro times com chances de vaga. Juventus-SP é o líder com dez pontos e enfrenta o quarto colocado, Operário-MT, que soma seis pontos na chave. O América-MG é o vice-líder com nove pontos e jogará contra o já eliminado Atlético-GO, que tem um ponto. E para finalizar os embates, o Foz Cataratas-PR, com sete pontos, recebe o lanterna e sem chances de classificação, SERC-MS.

Para fechar os grupos, o F – o Grupo E é o do Real Brasília – têm duas vagas, ou uma dependendo do terceiro lugar, para três times. O Napoli-SC soma 12 pontos e já garantiu o primeiro lugar do grupo, e fechará a participação enfrentando o Toledo-PR, quarto colocado com seis pontos e que ainda sonha com a vaga. O Athlético-PR (sete pontos) recebe o lanterna, Chapecoense-SC, e Fluminense-RJ (sete pontos) contra Brasil-RS fecham os confrontos. Chapecoense e Brasil já estão eliminados da competição.

O post Saiba quais são as chances de classificação do Real Brasília na última rodada da Série A2 apareceu primeiro em Distrito do Esporte.

Fonte: distritodoesporte.com
Author: João Marcelo

Powered by WPeMatico

ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRICHA

O Portal do estadiomanegarrincha.com.br é um portal independente, que reúne informações sobre notícias do esporte, jogos e eventos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Siga-me no Twitter

Facebook

Idiomas: