Taguatinga amassa e goleia o Formosa em pleno Diogão


Por Bruno H. de Moura

O Taguatinga fez o que quis no Diogão. O time de Taguatinga demonstrou força, organização e eficiência. Controlou o jogo e mostrou que disputará nas cabeças. 5-2 fáceis e com manhã inspirada de Itagol. A Águia assume a liderança do grupo A ao lado do Capital.

Já do lado do Formosa Marcelo Casado terá muito o que fazer. Com zaga sofrível, que não lembra nem um pouco a consistência defensiva dos tempos de Heli Carlos, Mario Paiva, Elton e Brunão, o time parece só existir do meio para o ataque. O Tsunami é último e torcerá por tropeços de Sobradinho e Santa Maria.

Na próxima rodada o Taguatinga recebe o Sobradinho. O Formosa viaja para Luziânia encarar o time de Igrejinha. Não se sabe quando as partidas ocorrerão. Há suspensão do campeonato, até segunda ordem e reunião da FFDF, enquanto perdurar o lockdown no GDF.

Primeiro Tempo: Taguatinga controla o jogo, mas só faz um

Aos 2′ falta pela esquerda, Edu Amparo cobrou direto, o goleiro Lucas Diniz rebateu estranho e João Manoel desviou fraquinho, a bola quase entrou, mas o zagueiro Douglas afastou. Já aos 9”, Itagol ficou livre na cara do gol, driblou o goleiro Rodrigo Calch, mas na hora de chutar o assistente marcou impedimento.

Aos 10′ cruzamento excelente João Manoel dentro da área do Taguatinga, João de Deus furou e perdeu a segunda chance clara de jogo para o Formosa. Aos 14′ o Formosa desencantou. Roubada de bola de João Manoel, o meia-atacante do Formosa pegou velocidade, viu João Paulo bem adiantado, lançou e o centroavante chutou firme no canto esquerdo do goleiro Lucas. Formosa 1-0.

O meio de campo congestionava-se. Formosa e Taguatinga brigavam no meio de campo pela posse de bola e o Tsunami do Cerrado investia nos contra-ataques. O treinador Junior Araújo mexeu duas vezes. O apagado Everton deu lugar a Lucas Vitor enquanto Dougão saiu para entrada de Jefferson.

Aos 29′, falta na intermediária para o Taguatinga. Cobrança forte de Henrique que quase matou Calch, obrigando o goleiro a colocar para escanteio. Na cobrança, levantamento no meio da área e Itagol, bem posicionado, empurrou de cabeça pro fundo da rede. Tudo igual, Formosa 1-1 Taguatinga.

2 minutos depois, roubada de bola na intermediária de ataque, Lucas Victor correu mais que Maicon que tentou afastar a bola errada, e livre chutou cruzado para fora. As mexidas de Junior Araújo foram imprescindíveis.

O Taguatinga amassava o Formosa. Henrique, Denilson, Evanilson, Lucas Victor e Itagol perderam oportunidades com chutes fora da área, por cima ou passando pelos lados. O Tsunami do Cerrado só se defendia e nas saídas de bola sequer conseguia ganhar o campo de ataque. Em 19 minutos, apenas aos 44′ o Formosa voltou a chutar em gol, com João de Deus isolando.

Foto Bruno H. de Moura

Segundo Tempo: 4 gols em 19 minutos

No intervalo Marcelo Casado tentou reorganizar a defesa do tipo. O perdido Maicon deu lugar ao Xuxa. No começo da segunda etapa a tônica se repetia. Taguatinga dominava o meio e, com velocidade, ia pro gol de Calch. Por duas vezes infiltrações perigosas foram sustadas por impedimento. Aos 3′, João Manoel, encarando dois, se livrou, abriu espaço e chutou para defesa de Lucas Diniz.

Mas foi o Taguatinga que saiu na frente. Vacilo da volância do Formosa, a bola sobrou dentro da área, Itagol sapateou na cara do gol, abriu espaço e com a perna canhota afundou no canto esquerdo de Rodrigo Calch. Formosa 1-2 Taguatinga.

O gol pouco mudou o panorama. Com a obrigação de pelo menos emparar, em casa, Casado sacou Edu Amparo e colocou Erik Mamadeira. O Formosa conseguiu armar duas jogadas, mas sem levar perigo.

Aos 10” bola lançada na entrada da área, Xuxa dividiu com Daniel a bola no alto, ela resvalou nas costas do zagueiro do Formosa e sobrou para Itagol anotar seu segundo gol na partida. Formosa 1-3 Taguatinga.

Casado mudou outra vez. Aos 12” Negueba estreou no campeonato no lugar do autor do gol do Tsunami, João Paulo. Aos 19, roubada de bola na esquerda de ataque, a marcação de Ivan não funcionou e a bola sobrou para Vandinho fazer o quarto gol do Taguatinga. Formosa 1-4 Taguatinga. Aos 18′ escanteio da direita, bola rebatida e Daniel Felipe empurra pra rede. Formosa 1-5 Taguatinga.

Os dois treinador foram pras mudanças. No Formosa Pedrinho no lugar do Carlão e Danillo Soares na vaga de Leo Rodrigues. No Taguatinga J. Henrique deixou a vaga para Taylor e Evanilson foi pro banco e Vitinho entrou. Minutos depois Negueba na vaga de João Paulo.

Aos 23′ um sopro de esperança pro Formosa. Cobrança de escanteio à esquerda, na dividida na área, João de Deus pegou a sobra, passou para Negueba descontar. Formosa 2-5 Taguatinga.

Dai até o final o Tsunami melhorou. Sem muita necessidade de continuar naquele fôlego ofensivo, o Taguatinga deixou o alviverde controlar a bola e infiltrar nas pontas. As mudanças de Casado trouxeram um Formosa mais organizado e com transições rápidas. Os jogadores da cidade, Pedrinho e Negueba, entregaram muito mais que os titulares. Na defesa, Marrá, em manhã desastrosa, e Ivan, novamente sem trazer segurança, seguiram em desempenhos sofríveis.

Já no Taguatinga Jr. Araújo pouco fazia, por desnecessidade. O time do Taguatinga mudou, perdeu em intensidade, mas não sofreu grandes sustos. A organização tática de domínio do meio e recuperação de saída de bola do adversários deram a vitória tranquila a um dos times que se mostra a surpresa do torneio.

Taguatinga goleia o Formosa – Foto: Bruno H. de Moura

Formosa: 1

Rodrigo Calchi; Leo Rodrigues (Danillo Soares), Maicon (Xuxa), Ivan, Marrá; Carlão (Pedrinho) , Janderson, Edu Amparo (Erik Mamadeira); João de Deus; João Manoel e João Paulo (Negueba).

Taguatinga: 5

Lucas Diniz; Denilson, Dougão (Jefferson), Daniel Felipe, Evanilson(Vitinho); Vandinho , Hugo, J. Henrique (Taylor), Itagol (M. Rogério); Everton (Lucas Vitor), Daniel Guerreiro.

Arbitragem:

Árbitro central Rafael Martins Diniz
Assistente 1 Lucas Costa Modesto
Assistente 2 Muller da Silva Aniceto
Quarto Árbitro Victor Augusto de Araújo Gonçalves

O post Taguatinga amassa e goleia o Formosa em pleno Diogão apareceu primeiro em Distrito do Esporte.

Fonte: distritodoesporte.com
Author: Bruno Henrique de Moura

Powered by WPeMatico

ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRICHA

O Portal do estadiomanegarrincha.com.br é um portal independente, que reúne informações sobre notícias do esporte, jogos e eventos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Siga-me no Twitter

Idiomas: