Troféu vivo, ouro e carbono zero: campeão da Copa Verde ganhará três taças


O Brasiliense entrou na semana mais importante do clube nos últimos anos. Nesta quarta-feira (24/2), o Jacaré entra no gramado do estádio Mangueirão, em Belém (PA), para representar o futebol do Distrito Federal na decisão da Copa Verde da temporada 2020. O time amarelo terá como adversário o Remo. Na ida, o clube candango venceu por 2 a 1, no Estádio Nacional Mané Garrincha, e leva vantagem na mala na busca pelos três troféus da competição.

Além da taça principal, a competição regional, conhecida pelo viés sustentável, também agracia o vencedor com outras duas premiações: um troféu vivo, construído com mudas e outro de madeira certificada, feita pelo artista Paulo Alves. A ideia do primeiro é que ele seja plantado na sede do clube. No caso do Brasiliense, a opção seria inseri-lo no Centro de Treinamentos do Jacaré. As mudas são referentes aos biomas das regiões dos finalistas: bacupari da Amazônia e puruí do Cerrado.

O nome Copa Verde foi definido para abrigar diversas ações sustentáveis propostas pelo torneio. Nas temporadas com presença de público – 2020 as arquibancadas ficaram vazias por causa do avanço da pandemia do novo coronavírus – era possível trocar ingressos para os jogos por garrafas PET. Até 2019, a ação recolheu do meio ambiente em torno de 500 mil garrafas. O material reciclável foi doado em sua totalidade a cooperativas de catadores das regiões dos clubes da disputa.

Foto: Divulgação/CBF

A competição, que reúne em sua disputa times das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, também é engajada na campanha Carbono Zero e compensa a emissão no planeta plantando árvores. Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entidade organizadora da Copa Verde, 4,2 mil mudas foram plantadas em regime de agrofloresta em parceria com agricultores locais. No Distrito Federal, somente o Brasília, campeão em 2014, está na lista de campeões do torneio.

O vencedor, aliás, será inédito já que está é a primeira vez que Brasiliense e Remo chegam à fase decisiva da Copa Verde. Assim como em todas as competições esportivos, os jogadores campeões serão condecorados com medalhas. As peças, produzidas em ouro, foram feitas no formato da logo da competição. Os dois clubes decidem a competição nesta quarta-feira (24/2), às 16h, no Mangueirão. Em vantagem, o Jacaré joga pelo empate para trazer todas as premiações para o DF.

O post Troféu vivo, ouro e carbono zero: campeão da Copa Verde ganhará três taças apareceu primeiro em Distrito do Esporte.

Fonte: distritodoesporte.com
Author: Distrito do Esporte

Powered by WPeMatico

ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRICHA

O Portal do estadiomanegarrincha.com.br é um portal independente, que reúne informações sobre notícias do esporte, jogos e eventos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Siga-me no Twitter

Facebook

Idiomas: